Dia da Liberdade na EBS Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas

Este estabelecimento de ensino comemorou o 25 de abril, o Dia da Liberdade, com uma palestra destinada a alunos do 2.º ciclo. 04-05-2016 Projeto Bau Leitura
Dia da Liberdade na EBS Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas

O Baú de Leitura da nossa escola assinalou, uma vez mais, o Dia da Liberdade, que se celebra a 25 de abril e que apela a nossa memória para um passado comum recente, onde um grupo de militares - o Movimento das Forças Armadas - pôs em prática um golpe militar que acabou com a ditadura do Estado Novo que governou Portugal durante demasiado tempo.

Para assinalar o 42.º aniversário da Revolução dos Cravos, o Baú de Leitura convidou o Dr. Francisco Cantanhede (antigo professor de História e Geografia de Portugal e de História) para partilhar com os alunos das turmas 2 e 3 do 6.º ano as suas vivências de infância e de juventude, durante o Estado Novo.

Utilizando um discurso simples e emocionado, o ilustre convidado, que viveu 22 anos em tempo de ditadura, levou os nossos jovens a embarcarem numa viagem pelo seu passado. Embalado pela curiosidade dos alunos e pela comoção, que só as memórias proporcionam, o Dr. Francisco descreveu à plateia a difícil experiência de lidar com o medo e a falta de liberdade durante esse período, contrapondo com as conquistas alcançadas após a Revolução de abril.

Terminada a sessão, os alunos foram exortados a viverem a liberdade com responsabilidade, e recordados de que a liberdade de cada um termina quando começa a liberdade do outro.

 

Notícia enviada pelas dinamizadoras Delta Pereira e Lucília Figueira


Anexos

Descritores