Atividade dinamizada pela escritora Valentina Ferreira na EBS Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas

Os alunos do 5.º 3 construíram uma história fantástica sob a orientação da escritora Valentina Ferreira, através do projeto "Escrita Fantástica”. 28-05-2016 Projeto Bau Leitura
Atividade dinamizada pela escritora Valentina Ferreira na EBS Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas

No dia 16 de maio, a nossa escola recebeu a jovem escritora madeirense, Valentina Silva Ferreira, que gentilmente aceitou, uma vez mais, o convite do Baú de Leitura para dinamizar, com os alunos do 5.º 3, uma sessão do seu projeto “Escrita Fantástica”. Este tem como objetivos informar, formar e incutir, nas crianças e jovens, o gosto para a leitura e escrita da literatura fantástica, estimulando-as a imaginar, a sonhar e a criar.

Depois de uma breve apresentação do projeto, os alunos foram convidados a visualizar uma sequência de imagens e, a partir delas, e sob orientação da convidada, construir uma história fantástica.

Envolvidos pelo discurso jovial e pela simpatia acolhedora e espontânea da escritora, os alunos mostraram-se sempre muito participativos e animados.

Concluído o texto, todos os alunos assinaram como coautores, facto que os deixou muito envaidecidos. A história será, depois, divulgada em formato e-book, no site da escritora.

Antes de terminar o encontro, a dinamizadora do projeto teve, ainda, a oportunidade de responder a algumas questões colocadas pelos alunos, partilhando, com estes, um pouco do seu percurso na escrita e o que a encanta na literatura fantástica.

Os alunos foram acompanhados pelo professor de Português, Pedro Monteiro.

 

 

Notícia enviada pelas dinamizadoras Delta Pereira e Lucília Figueira