Baú de Leitura do Carmo homenageia mulheres extraordinárias

Baú de Leitura da Escola Básica e Secundária Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas organizou a exposição - Pegadas femininas na História 07-03-2017 Projeto Bau Leitura
Baú de Leitura do Carmo homenageia mulheres extraordinárias

“São as mulheres que nos inspiram para as grandes coisas…”, Alexandre Dumas

 

Em todas as épocas, houve sempre mulheres que lutaram contra as amarras sociais, morais e culturais que oprimiam e reduziam a mulher a uma condição de submissão e de dependência face ao homem, reivindicando, por direito, um espaço feminino na sociedade nas mais variadas áreas.

Para assinalar o Dia Internacional da Mulher, que se comemora no dia 8 de março, o Baú de Leitura da Escola Básica e Secundária Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas organizou a exposição - Pegadas femininas na História, onde se procurou lembrar e homenagear as mulheres de várias épocas e condições sociais que, com as suas vidas e feitos extraordinários, de irreverência, determinação e coragem foram, e continuam a ser, pegada inspiradora na História.

Para a realização desta atividade, foi precioso o trabalho desenvolvido pelos alunos da turma 1 do 8.º ano e das turmas 1 e 2 do 9.º ano na pesquisa, recolha, tratamento e organização de informação sobre mulheres que se notabilizaram nas mais diversas áreas, desde os primórdios dos movimentos sufragistas à atualidade, na política, na literatura, na arte, na ciência, na moda… e que, por isso, entraram na imortalidade. O Baú de Leitura agradece todo o empenho e brio que colocaram nesta atividade.

A exposição apresentada foi, apenas, uma pequenina amostra das conquistas femininas ao longo da História. Muitas outras caíram, anónimas, no silêncio do tempo…

 

Notícia enviada pelas dinamizadoras Delta Pereira e Sílvia Oliveira