Encontro com a escritora Valentina da Silva Ferreira na EB123 Bartolomeu Perestrelo

Elaboração de uma história fantástica pelos alunos de uma turma do 7.º ano de escolaridade deste estabelecimento de ensino com o apoio de uma escritora. 19-04-2017 Projeto Bau Leitura
Encontro com a escritora Valentina da Silva Ferreira na EB123 Bartolomeu Perestrelo

No dia 7 de fevereiro, o 7/2 recebeu a escritora Valentina Silva Ferreira. A sala 406, com as mesas dispostas em U, toda enfeitada com poemas e prosas e textos de pesquisa sobre a biobibliografia da escritora, foi o ponto de encontro ideal. Viveu-se um momento muito profícuo e agradável. A escritora trouxe imagens que foi passando na tela e os alunos foram criando, com a sua ajuda, uma história fantástica. Deram nome às personagens e atribuíram-lhes características usando adjetivos apropriados. Fizeram a ligação entre as diferentes partes da ação dando conta da passagem do tempo e da mudança de espaço. Implicitamente, concluíram que é preciso sempre vencer e combater com determinação os nossos medos. Pelo meio da história, sublinhou-se que a persistência e a amizade fazem milagres na nossa vida. O que ninguém estava à espera era que caísse um dente à Iara e ao Pedro, ao mastigarem um caramelo que a professora Sílvia trouxe para a sala como prémio pelo bom comportamento dos meninos. Inédito foi também a Sara Melissa, aluna da escola de dança, ter-se levantado espontaneamente e começado a dançar com todas as mesuras e graciosidades e a Leonor ter entoado um cântico baixinho para embelezar a história que estava a ser por eles inventada. A esse momento deu-se o nome de “o canto do ovo”.

Valentina da Silva Ferreira trouxe os seus livros, falou deles, falou de si! Gostámos muito!

Estão de parabéns as meninas e meninos do 7/2. Foram buscar a escritora à porta e foram acompanhá-la também até à rua. Muito obrigada, meus queridos! Estamos felizes!

Notícia enviada pelas dinamizadoras Dulce Silva e Sílvia Mata