António Castro na EB123 Bartolomeu Perestrelo

Encontro entre o escritor e alunos dos 7.º e 8.º anos deste estabelecimento de ensino. 01-05-2017 Projeto Bau Leitura
António Castro na EB123 Bartolomeu Perestrelo

Foi no dia 27 de abril, pelas 11h30m, que recebemos o escritor e professor António Castro, na biblioteca da nossa escola.

Ao princípio foi difícil. Muito difícil mesmo. Os alunos, uma turma de 7.º ano e uma turma de 8.º ano, não se calavam de maneira nenhuma.

Eu, Sílvia Mata, uma das dinamizadoras do projeto Baú de Leitura, estava muito nervosa, por duas razões: os meus alunos são pouco empenhados, nada trabalhadores e muito maluquinhos. A outra razão é que nutro pelo escritor António Castro uma grande amizade e achava que o encontro não estava preparado como ele merecia. Nem um bolo tinha feito! E ele tem tanto valor!

Quando ele chegou, estava tudo em alvoroço. Eu nervosa. Os alunos nervosos e tagarelas! E para aquilo acalmar ainda levou um pedacinho. Foi o António, na sua calma, mas poderosa voz que os chamou à razão e conquistou logo o silêncio. Obrigada, António!

A primeira atividade era a apresentação da sua biobibliografia por uma aluna do 7.º ano. Ela esqueceu-se da folha com esse registo na sala. E explicou, muito senhora do seu nariz, que sim, que lia o que fosse para ler, mas ali, não. Só se fosse na sala. “Isto não está a acontecer!” Pensei. Procurei “na manga” uma biografia de António Castro, fiz-lhe uns olhos maus e disse “anda” e ela lá foi ler à frente de todos. Saiu-se bem. Foi aplaudida e António Castro completou o que faltava dizer, como, por exemplo, as letras das músicas às centenas que já elaborou! Parabéns, António, pelas alegrias que nos dás!

De seguida, os alunos do 8.º ano apresentaram as leituras expressivas que têm feito na sala de vários excertos de textos, incluindo textos de António Castro. Ficou claramente visto que ler bem é uma forma de interpretar e compreender bem um texto. E assim também se começa a escrever melhor. Os alunos beneficiam com o desenvolvimento destas estratégias de leitura e espero que cresçam enquanto leitores e “escritores”.

Penso que estiveram à altura os meus maluquinhos. Houve perguntas muito pertinentes dos alunos do 7.º ano. A todas elas, o escritor António Castro respondeu ao pormenor, sempre com um sorriso que tão bem lhe fica e tão bem nos enche a alma.

No final, aplaudimos uns aos outros, agradecemos e sorrimos uns aos outros. Afinal, tinha tudo corrido tão simples, mas tão bem!

 

Notícia enviada pela dinamizadora Sílvia Mata


Anexos

Descritores