Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor na EBS Dr. Ângelo Augusto da Silva

Conversa informal entre alunos do 3.º ciclo desta escola com a designer da Editora "O Liberal", dr.ª Teresa Camacho, e o escritor Lídio Araújo. 03-05-2016 Projeto Bau Leitura
Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor na EBS Dr. Ângelo Augusto da Silva

No dia 27 de abril, o projeto Baú de Leitura assinalou o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor com uma conversa informal cujos oradores foram a Dr.ª Teresa Camacho, Designer da editora “O Liberal”, e o escritor Lídio Araújo.

Para iniciar a atividade o aluno Emanuel Abreu, do 9/2, leu o seu texto de opinião sobre a liberdade, tendo este servido à dinamizadora do evento para fazer referência ao dia 25 de abril assim como também aos direitos de autor, tendo em conta que aquele texto já saiu no suplemento “Ponto e Vírgula” e não deverá ser plagiado.

A intervenção da Dr.ª Teresa Camacho foi ilustrada com fotos da sua autoria para elucidar os alunos sobre o modo como como funciona o seu local de trabalho (desde a receção, assim como os vários processos por onde passam os livros até estarem embalados para serem distribuídos). A Designer fez referência ao ISBN (International Standard Book Number) o qual identifica numericamente os livros segundo o título, o autor, o país e a editora individualizando-os, inclusive, por edição.

O escritor Lídio Araújo referiu a sua experiência enquanto autor: desde a tomada de notas em diferentes suportes, como rascunho, as várias revisões da obra até chegar ao produto final, isto é, o livro.
O público foi constituído pelos alunos das turmas 8/4 e 9/2, num total de 49 discentes, acompanhados pelos respetivos professores.

 

Notícia enviada pela dinamizadora Ana Lúcia Araújo