Dia Nacional do Mar na EBS Dr. Ângelo Augusto da Silva (Levada)

Os alunos do 8.º ano assistiram a uma palestra muito dinâmica e atrativa sobre a vida das naus na Carreira da Índia durante os séculos XVI a XVIII. 24-11-2016 Projeto Bau Leitura
Dia Nacional do Mar na EBS Dr. Ângelo Augusto da Silva (Levada)

Para assinalar o Dia Nacional do Mar, o Baú de Leitura realizou no dia 15 de novembro uma conversa informal subordinada ao tema “A vida a bordo nas naus da Carreira da Índia – séculos XVI a XVIII”, cujo orador foi o Comandante Vítor Grácio, ex-docente da Escola Naval e da Academia Militar.
Durante cerca de noventa minutos, quarenta e dois alunos do oitavo ano ficaram entusiasmados a ouvir e a ver imagens elucidativas sobre a Carreira da Índia que se realizou durante mais de três séculos e meio, desde 1494 até meados do século XIX; era uma viagem que era longa, precária e penosa, que demorava em média seis meses na melhor das hipóteses. A vida a bordo era marcada pela instabilidade física da plataforma do navio, sempre sujeito à ondulação das condições meteorológicas. Tanto era possível experimentar o deleite de um por do sol maravilhoso, bem como o rugido das vagas alterosas, ao que se acrescentava a ansiedade de uma navegação costeira ou o temor de encalhar em fundos traiçoeiros.

Todos estes aspetos foram minuciosamente apresentados de acordo com a seguinte sequência: o roteiro da Carreira da Índia; os navios; tripulação e carga; a alimentação; a higiene; as doenças; as boticas; a presença feminina; a religiosidade e a ocupação dos tempos livres.

No final da sessão foi sorteada uma miniatura de um astrolábio sendo contemplado o aluno Ricardo Aveiro, do 8º5.

 

 

Notícia enviada pela dinamizadora Ana Lúcia Araújo