Conversa informal com a jornalista Marta Caires

EBS Dr. Ângelo Augusto da Silva comemora o dia Mundial da Imprensa. 26-05-2015 Projeto Bau Leitura
Conversa informal com a jornalista Marta Caires

Para assinalar o Dia Mundial da Imprensa, as dinamizadoras do projeto Baú de Leitura organizaram no dia 14 de abril uma conversa informal com a jornalista Marta Caires.

Durante cerca de uma hora e meia a jornalista abordou vários temas. Começou por fazer referência às crónicas que semanalmente são publicadas na revista “MAIS”, que acompanha o Diário de Notícias aos domingos; algumas dessas crónicas estão compiladas na antologia Crónicas de Marta Caires um extraordinário regresso a casa, obra publicada no dia 23 de setembro de 2014 e que reúne algumas das crónicas publicadas desde outubro de 2005; a jornalista referiu que alguns desses textos saem melhor do que outros e que teve dificuldade em fazer uma seleção das que deveriam fazer parte da antologia.
Numa conversa interativa, a jornalista respondeu a algumas questões colocadas pelo público, nomeadamente: o que é ser jornalista na atualidade, a diferença que existe entre escrever para um jornal local e para um nacional, o jornalismo de investigação, o papel da censura antes e após o 25 de abril, etc..

Pelo interesse manifestado pelo público pensamos que foi uma conversa profícua.

 

Notícia enviada pelas dinamizadoras Ana Lúcia Araújo e Maria Natividade Sardinha