Dia Nacional do Mar na EBS Dr. Ângelo Augusto da Silva

Conversa informal destinada a alunos dos 2.º e 3.º ciclos. 23-11-2015 Projeto Bau Leitura
Dia Nacional do Mar na EBS Dr. Ângelo Augusto da Silva

Para assinalar o Dia Nacional do Mar, o Baú de Leitura realizou no dia 16 de novembro uma conversa informal subordinada ao tema “A vida a bordo nas naus da Carreira da Índia – séculos XVI a XVIII”, cujo orador foi o Comandante Vítor Grácio, ex-docente da Escola Naval e da Academia Militar.

Durante cerca de noventa minutos, meia centena de alunos do sexto e do oitavo ano ficaram entusiasmados a ouvir e a ver imagens elucidativas sobre a Carreira da Índia que se realizou durante mais de três séculos e meio, desde 1494 até meados do século XIX; era uma viagem que era longa, precária e penosa, que demorava em média seis meses na melhor das hipóteses. A vida a bordo era marcada pela instabilidade física da plataforma do navio, sempre sujeito à ondulação das condições meteorológicas. Tanto era possível experimentar o deleite de um por do sol maravilhoso, bem como o rugido das vagas alterosas, ao que se acrescentava a ansiedade de uma navegação costeira ou o temor de encalhar em fundos traiçoeiros. Todos estes aspetos foram minuciosamente apresentados de acordo com a seguinte sequência: o roteiro da Carreira da Índia; os navios; a tripulação e carga; a alimentação; a higiene; as doenças; as boticas; a presença feminina; a religiosidade e a ocupação dos tempos livres.

Devo salientar que, por solicitação do Presidente do Conselho Executivo, ao meio dia, foi feito um minuto de silêncio em memória das vítimas do atentado ocorrido em Paris no dia 13 de novembro.

 

 

Notícia enviada pela dinamizadora Ana Lúcia Araújo