Declamação de Poesia na EB23 do Caniçal

Dinamização de concurso escolar destinado a alunos do 3.º ciclo. 29-03-2017 Projeto Bau Leitura
Declamação de Poesia na EB23 do Caniçal

No dia 21 de março comemora-se o Dia Mundial da Árvore, o Dia Internacional das Florestas, o Dia Mundial da Água… e também o Dia Mundial da Poesia. 

Na Escola Básica 2,3 do Caniçal, o Baú de Leitura comemorou esta data no dia 22 de março, realizando um Concurso de Declamação de Poesia, às 15h30, na Biblioteca da escola. Esta iniciativa teve como principais objetivos proporcionar a apreciação da Poesia, enquanto forma de arte, bem como promover a leitura, a escrita, a publicação e o ensino da poesia.

Atendendo a que a Poesia sempre esteve intimamente ligada à Música, o evento foi inaugurado com uma atuação de Cordofones de alunos do 5.º ano, conduzidos pela Prof.ª Rita Malaca. De seguida, a Prof.ª Ângela Silva declamou um poema da sua autoria, intitulado “Papoilas”. Foi chegada então a altura de as oito alunas do 3.º ciclo que se inscreveram no concurso mostrarem o seu valor. Cada uma tinha selecionado previamente um poema para declamar.

As concorrentes foram avaliadas por um júri composto por profissionais da escola: a Prof.ª Ângela Silva, a Prof.ª Letícia Moreira e o Prof.º Élvio Pestana.

O júri avaliou as participantes em função de critérios pré-estabelecidos:

      Postura (projeção do olhar e expressão corporal);

      Fluência (articulação, respeito pela pontuação, ritmo, entoação, projeção de voz);

      Emotividade;

      Criatividade;

      Adequação das formas de arte selecionadas ao conteúdo do poema.

Consoante a sua prestação, cada concorrente foi pontuada por cada um dos elementos do júri, de 0 a 10. Seguidamente, a pontuação dos cinco elementos do júri foi somada e imediatamente dividida pelo número de elementos que constituía o mesmo. Dessa forma, foram apuradas as três vencedoras:

     1.º lugar: Sara Raquel Martins, n.º 18, 8/1 (6,8 pontos);

     2.º lugar: Linda Sousa, n.º 9, 8/2 (6,3 pontos);

     3.º lugar: Ana Sofia Alves, n.º 2, 8/2 (6,2 pontos).

Estas alunas foram agraciadas com um prémio simbólico. Todos os presentes receberam ainda um marcador de livros do Baú de Leitura para, aquando das suas leituras, relembrarem esta data …

Parabéns a todos os que participaram na atividade!

Votos de uma Doce Páscoa!

 

Notícia enviada pelas dinamizadoras Isilda Tomaz e Manuela Morais


Anexos

Descritores