Concurso de declamação de poesia na EB23 do Caniçal

Dinamização de concurso nesta escola. 18-03-2015 Projeto Bau Leitura
Concurso de declamação de poesia na EB23 do Caniçal

O dia 21 de março não é apenas o Dia Mundial da Árvore mas também o Dia Mundial da Poesia. Comemora-se este dia com o objetivo de promover a leitura, a escrita, a publicação e o ensino da poesia através do mundo.

Na Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclos do Caniçal, o Baú de Leitura comemorou o Dia Mundial da Poesia antecipadamente, no dia 18 de março de 2015, com a realização de um Concurso de Declamação de Poesia, às 16h00, na Biblioteca da escola. Esta iniciativa teve, aproximadamente, a duração de 90 minutos e participaram nela nove alunos dos 2.º e 3.º ciclos. Cada um tinha selecionado previamente um poema para declamar.

Os concorrentes foram avaliados por um júri representativo de diferentes profissionais da escola: a Prof.ª Maria de Fátima Quaresma Reis Teixeira, a Prof.ª Letícia Regina Pinto Moreira, a Sr.ª Dúlia Freitas Silva, a Sr.ª Ivone Maria Ferreira Freitas e a Sr.ª Maria Idalina Moreira.

O júri avaliou os concorrentes em função de critérios pré-estabelecidos:

·      Postura (projeção do olhar e expressão corporal);

·      Fluência (articulação, respeito pela pontuação, ritmo, entoação, projeção de voz);

·      Emotividade;

·      Criatividade;

·      Adequação das formas de arte selecionadas ao conteúdo do poema.

Consoante a sua prestação, cada concorrente foi pontuado por cada um dos elementos do júri, de 0 a 10. Seguidamente, a pontuação dos cinco elementos do júri foi somada e, imediatamente, dividida pelo número de elementos que constituía o mesmo. Dessa forma, foram apuradas as três vencedoras que, por coincidência, foram três alunas da turma 2 do oitavo ano:

VENCEDORAS (8.º2)

1.º lugar: Carlota Maria dos Santos Calaça, nº 4 (9 pontos)

2.º lugar: Mara Vanessa Freitas Sousa, nº 16 (8 pontos)

3.º lugar: Liliana Santos, nº 15 (7 pontos)

As três alunas receberam um prémio que, embora não fosse de grande valor monetário, certamente lhes será útil. Todos os presentes receberam ainda um marcador de livros do Baú de Leitura para, aquando das suas leituras, relembrarem esta data ….

Parabéns a todos os que participaram na atividade!

 

                                                                                                                                             

Os docentes dinamizadores:

Manuela Morais

Rui Teixeira