Concurso de declamação de poesia na Ponta do Sol

Baú de Leitura da EBS da Ponta do Sol organiza o concurso de declamação de poesia. 05-03-2015 Projeto Bau Leitura
Concurso de declamação de poesia na Ponta do Sol

Foi numa biblioteca cuidadosamente decorada e cheia como um ovo que, no passado dia 13 de fevereiro, decorreu o Concurso de Declamação de Poesia da nossa escola, organizado pelo projeto Baú de Leitura.

Participaram neste concurso vários alunos do 9.º ano de escolaridade e oriundos de outras duas turmas diferentes. A prova consistia na leitura em voz alta de um poema escolhido pelo acaso e saído de um precioso leque de autores que incluía Eugénio de Andrade, Miguel Torga, Almeida Garrett, Álvaro de Campos (heterónimo de Fernando Pessoa) e Florbela Espanca. Todos os concorrentes revelaram uma preparação notável para enfrentar o desafio que tinham pela frente. Na verdade, todas as leituras foram muito corretas, expressivas e emotivas. A acompanhar cada leitura, o público pôde ouvir um acompanhamento musical criteriosamente selecionado pelo professor Ricardo Caroto.

Tornou-se difícil, portanto, a tarefa do distinto júri convidado para este evento, constituído pela professora e escritora Adriana Mendes, a coordenadora do grupo de Português, professora Teresa Costa, a coordenadora do projeto Imagem e Vídeo, professora Sofia Custódio, e a representante do Conselho Executivo, professora Marlene Lira. O júri elogiou a prestação de todos os concorrentes e distinguiu o excelente desempenho dos alunos Manuel Gonçalves e Emanuel Freitas. Mas a grande vencedora da tarde foi a aluna Beatriz Freitas, que apresentou uma leitura grave, seguríssima e brilhante do poema “Não sei, falta-me um sentido, um tato”, de Álvaro de Campos.

Os professores dinamizadores no projeto Baú de Leitura agradecem a importante colaboração técnica e logística da professora Sofia Custódio, responsável pelo registo fotográfico e videográfico do evento, bem como das técnicas da nossa escola Goreti Fernandes, responsável pelo material informático, e Ivone Perdigão e Fátima Passos, responsáveis pela biblioteca e solidárias anfitriãs deste Concurso de Declamação de Poesia.

 

Notícia enviada pela dinamizadora Judite Perestrelo