Atividade Conta-me um Conto…

ESCRITORA MADEIRENSE RECEBIDA NA BIBLIOTECA DA EBSPS 03-03-2015 Projeto Bau Leitura
Atividade Conta-me um Conto…

 A Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol celebrou, no passado dia 13 de fevereiro, o Dia dos Namorados. Para sinalizar a efeméride romântica, o Baú da Leitura conjugou o concurso de Leitura, mais concretamente a declamação de Poesia, que contemplou textos poéticos de escritores portugueses, com a temática do Amor. O espaço biblioteca encheu-se de sons e motivos decorativos alusivos a São Valentim alusivas a São Valentin. E claro, não faltou o ingrediente rei, os chocolates, que condimentaram a atividade e adocicaram concorrentes, júri e colaboradores diretos.

No turno da tarde, em colaboração estreita com o grupo de português, a escola acolheu a atividade Nas Asas do Génio Madeirense – com a escritora Adriana Mendes. O programa tecido ao tom de “Conta-me um Conto” contemplou uma visita a exposição, apresentação de peças de teatro, leituras expressivas, música, sempre com o enfoque no livro Tarde Gélida, Coração Quente.

Os anfitriões do encontro literário foram o Professor Fernando Pinto e a aluna Helena Abreu. O espaço de acolhimento, criteriosamente decorado pelos dinamizadores do Baú e os professores do departamento de línguas, com destaque para os docentes do grupo de português, brilhou com cores, sons, e emoção. De repente, o espaço do bar dos alunos foi transformado num espaço privilegiado de contadores de histórias, com tapetes, almofadas, flores, cobertas, cadeira de baloiço… enfim. Por momentos, a magia do acontecimento contaminou o espaço, ou terá sido o contrário?! Com a sala repleta de alunos dos três ciclos, professores e funcionários, foram conduzidos pelas atividades do programa, desfrutando de momentos magníficos de pura magia. O ponto alto do evento foi, sem dúvida, a leitura de um conto "A Magia de Uma Tarde de Verão”, na voz da sua autora. Outros destaques impõem-se – a tela magnífica apresentada a propósito do conto “Os meninos que tinham tudo” com a leitura do mesmo texto pelos alunos da professora Gracinda; a leitura dramatizada da narrativa “Tarde Gélida, “Coração Quente”, com sombras chinesas, trabalho orientado pelo professor Bento; a dramatização do conto “A Manta de retalho” (com a “construção” de uma manta de retalho, pelos alunos da professora Mónica Carvalho).

O fecho da atividade deu-se ao sabor de uma doce conversa solta com Adriana sobre a sua experiência como escritora e como docente, atividades que se entrelaçam no seu percurso profissional e pessoal.


Notícia enviada pela dinamizadora Judite Perestrelo


Anexos

Descritores