Projetos concelhios

Nas escolas participantes do 1.º ciclo/PE 07-12-2017 Projeto Bau Leitura
Projetos concelhios

As escolas de cada concelho ou de concelhos aglomerados têm a autonomia para implementar um projeto próprio, no sentido de se convergirem numa atividade lúdica e única, tendo por base ou o objeto livro, ou uma temática literária, ou ainda um autor específico. Desta forma, o projeto promove a criatividade e a liberdade dos dinamizadores, a fim de realizarem as atividades que mais se adequam ao seu público destinatário – pré-escolar e 1.º ciclo.

Assim, nestes níveis de escolaridade serão desenvolvidos ao todo seis projetos concelhios, que podem ser de natureza diversa, tais como, eventos literários, normalmente jogos relacionados com os livros selecionados existentes nos baús e que, através de uma preparação planificada, têm lugar num local específico no concelho, onde os alunos das escolas participam numa competição saudável e lúdica; intercâmbios literários, através dos quais cada escola cria recursos de animação da leitura, como por exemplo, aventais de histórias, maquetes ilustrativas, maletas pedagógicas de animação da leitura, exposições de trabalhos criativos (ilustrações, textos, fantoches e pequenas instalações) e peças de teatro. Nesta vertente, quando há possibilidade de transporte, os alunos das escolas visitam a escola mais próxima, com o objetivo de apresentar o resultado final do seu trabalho.


Estes projetos são orientados pelos coordenadores concelhios, a saber: Andreia Baptista (Santa Cruz – EB1/PE da Camacha); Cláudia Nóbrega (Funchal – EB1/PE do Galeão); Idalina Costa (Ribeira Brava/S. Vicente/Porto Moniz – EB1/PE do Lombo de São João e São Paulo); Lúcia Passos (Calheta/Ponta do Sol – EB123/PE Prof. Francisco M. S. Barreto); Nuno Barros (Câmara de Lobos – EB1/PE da Fonte da Rocha); Regina Santos (Machico/Santana – EB1/PE/C do Caniçal).