Rotação dos Baús

A primeira atividade do projeto implementado em 2001. 25-01-2015 Projeto Bau Leitura
Rotação dos Baús

Esta é, sem dúvida alguma, a iniciativa que deu o mote para o aparecimento do projeto.

Todas as escolas integradas no Projeto Baú de Leitura recebem, no início de cada ano letivo, uma diversidade de livros. Estes são colocados, normalmente, num baú na Biblioteca da escola, sendo dinamizados através de concursos, de sopas de letras, da hora do conto, de caça ao erro ou ao livro, entre outras atividades.

Os livros que constam de cada baú podem ser consultados, lidos e requisitados por todos os elementos da comunidade educativa: os alunos, os professores, os funcionários, os pais e os encarregados de educação.

Passados, sensivelmente, dois ou três meses de permanência do baú na escola, esta entrega-o a uma outra escola e recebe um novo baú com livros, oriundos de um outro estabelecimento de ensino integrado no projeto. Esta rotação, que engloba todas as escolas, acontece, no ano letivo, duas ou três vezes.

Com este processo, os alunos de várias localidades da Madeira usufruem de literatura variada e diversificada, no decorrer dos períodos letivos, suprimindo, desta forma, eventuais carências das bibliotecas escolares.

A par da rotação dos baús, existe a partilha dos Baús Temáticos entre as escolas do primeiro ciclo. Este conjunto de recursos contém material livro e não-livro, que servem de apoio aos docentes no desenvolvimento de atividades curriculares e extracurriculares.

Para proporcionar aos alunos dos vários estabelecimentos de ensino um local agradável e convidativo de forma a promover e incentivar hábitos de leitura, muitos dinamizadores têm vindo a decorar o espaço onde se encontram os livros do Baú.