A Secretaria Regional da Educação e Recursos Humanos – pela Direção Regional de Juventude, em parceria com o Conselho Nacional de Juventude – promove no próximo dia 02 de Junho, pelas 09h30, na Pousada de Juventude do Funchal, um Seminário no âmbito do Projeto “Portugal Participa – Depende de Nós”.
Com o objetivo de promover o diálogo estruturado, este seminário pretende auscultar os jovens, dirigentes associativos e técnicos ativos na área da juventude sobre políticas de juventude, tendo por base o tema “Jovens e Democracia: Cidadania Ativa e Inclusão Social”.
Estamos perante um conjuntura social que urge encontrar respostas ainda mais eficientes e que vão ao encontro das necessidades crescentes, por um lado, dos jovens e, por outro, das instituições que têm responsabilidade em termos de intervenção social.
Este encontro surge na sequência de um périplo de cinco seminários em vários distritos do país, e que pretende reunir um conjunto de propostas resultantes de uma reflexão e dialética entre os participantes e os decisores políticos. Este modelo de ação, que procura aproximar os jovens dos agentes com responsabilidade de decisão, em áreas que diretamente dizem respeito à juventude, é uma das premissas centrais desta subacção do Programa Juventude em Ação, no qual este projeto está inserido.
Resultante desta auscultação, o Conselho Nacional de Juventude editará duas publicações dedicadas ao tema da Participação, bem como promoverá a sua divulgação num website. Este processo de consulta aos jovens portugueses, pretende também maximizar o debate europeu acerca destas temáticas e dar um contributo para o trabalho das Presidências Europeias, nomeadamente para a conceção das políticas europeias, na área da Juventude.
A nível regional, este encontro conta com a participação de cerca de 40 participantes de toda a Região, representantes de várias instituições, constituindo um momento por excelência para o alavancar de novos projetos de cariz social, assentes em valores da democracia, numa perspetiva de inclusão e promoção da cidadania.
Pretende constituir também um marco no compromisso de parceria entre as várias organizações que intervêm no sector da juventude, tendo em vista o reforço da participação juvenil, a capacitação dos jovens e a criação de redes de partilha e cooperação, em matérias que afetam as vidas de todos nós.