No sentido de dar resposta à população adulta com problemas de visão e cegueira, a Divisão de Apoio às Deficiências Sensoriais (DADS) mantém em funcionamento uma equipa de apoio à deficiência visual, à qual compete promover o auto-reconhecimento e desenvolvimento das capacidades e competências dos utentes tendo em conta a sua autonomia, confiança / segurança, desenvolvidas através de um plano individualizado de reabilitação, de acordo com as suas expetativas e necessidades.
A equipa de apoio a esta população é constituída por duas docentes especializadas na área da deficiência visual e uma psicomotricista, sendo que a sua população alvo são, essencialmente, indivíduos adultos que cegaram recentemente ou com baixa visão, indivíduos cegos já reabilitados mas que manifestam a necessidade de acompanhamento pontual, provenientes de qualquer concelho da ilha da Madeira.
Em casos pontuais crianças/jovens cegos ou com baixa visão, em idade escolar encaminhadas pelos Centros de Apoio Psicopedagógico e/ou por outras instituições públicas ou privadas.
A equipa de apoio à deficiência visual está sedeada numa sala no 1.º andar do edifício onde funciona o Centro de Apoio Psicopedagógico (CAP) Funchal, ao Caminho de Santo António ,17B.
É nestas instalações que a referida equipa reúne semanalmente, acolhe os utentes para um primeiro contato. Após a avaliação do indivíduo e do ambiente, é delineado um plano individualizado de reabilitação, podendo a intervenção ser realizada em diversos contextos (no domicilio, na rua, nas unidades de saúde ou no local de trabalho).
Intervem, também, junto de encarregados de educação/ familiares desses alunos/utentes, assim como junto de outros elementos da comunidade educativa que com eles trabalham direta ou indiretamente, da qual fazem parte professores dos diferentes níveis de ensino, docentes de educação especial e técnicos, entre outros.