Quem somos
A intervenção social visa prestar apoio às famílias de crianças, bem como a jovens e adultos com necessidades especiais e suas famílias, com o objetivo de colmatar fragilidades sociais (situações de carência económica; dificuldades de estruturação e organização familiar; problemáticas de alcoolismo / toxicodependência; problemáticas de violência física e/ou psicológica; situações de desemprego; problemas habitacionais, entre outras).
Este trabalho é desenvolvido em parceria com outros organismos públicos e/ou privados, por forma a promover a inclusão familiar, escolar e social dos alunos, utentes e formandos, acompanhados pelas equipas de educação especial da Direção Regional de Educação (DRE).
A intervenção tem como finalidade melhorar a qualidade de vida dos utentes e das suas famílias, fomentando a sua participação ativa na identificação de necessidades e na resolução dos seus problemas e envolvendo-as nos processos de inclusão, enquanto cidadãos informados, responsáveis e com capacidade de decisão.
Na DRE, os técnicos das áreas sociais integram as equipas de Educação Especial. A sua intervenção ocorre na sequência de uma solicitação para intervenção efetuada nos Serviços da DRE (ver tabela: Equipa/onde estamos), sendo o processo iniciado habitualmente por uma avaliação diagnóstica da situação do aluno/utente/família.
O que fazemos
Os técnicos das Áreas Sociais trabalham sempre em colaboração com as famílias e com todos os elementos das equipas de educação especial e do ensino regular, bem como com outros serviços da comunidade, designadamente, Habitação, Saúde, Segurança Social, Comissões de Proteção de Crianças e Jovens, Autarquias, Instituições Particulares de Solidariedade Social, Entidades Formadoras e Empregadoras Públicas ou Privadas, entre outras.
Âmbitos de Intervenção
- Intervenção Social com utentes e famílias
- Identificar situações sociais que possam comprometer o processo de aprendizagem e formação dos utentes que frequentem os Serviços Técnicos de Educação (para a Deficiência Intelectual e Motora, Sócio-educativo de Apoio à Deficiência Profunda, e de Formação Profissional) e os Centros de Recursos Educativos Especializados (CREE`s) – o apoio às escolas da região é facultado através de um Centro de Recursos Educativos Especializados (CREE) de âmbito concelhio;
- Proceder à intervenção social no âmbito das necessidades especiais;
- Emitir pareceres e elaborar estudos e relatórios sociais;
- Estabelecer a articulação inter institucional com os serviços de apoio comunitário nas situações sociais cuja problemática exija uma intervenção concertada.
2. Experiências Pré-profissionais
As experiências destinam-se a jovens acompanhados pelas equipas de educação especial da DRE, a partir dos 15 anos, que se encontrem a frequentar o 1º, 2º ou 3º ciclos.
Destinam-se a jovens com experiências de insucesso escolar, problemas de integração na comunidade escolar e/ou em risco de abandonar a escolaridade obrigatória. Também são jovens que, na sua maioria, têm como objetivo o mundo do trabalho e não o escolar, no entanto, atendendo à idade, não podem ingressar nem no mundo de trabalho, nem nos cursos de formação profissional.
O programa de experiências profissionais é desenvolvido no âmbito da medida educativa aplicada, mais especificamente, do CEI (Currículo Específico Individual), sendo no caso de EPP, complementado com o PIT (Plano Individual de Transição). As experiências Pré-Profissionais decorrem em empresas públicas ou privadas, de acordo com a área profissional escolhida pelos educandos (Ver mais… ).
3. Formação Profissional para Pessoas com Necessidades Especiais
No Serviço Técnico de Formação Profissional (STFP), a ação dos técnicos das áreas sociais visa potenciar a aquisição e/ou reforçar competências profissionais e académicas que facilitem a integração no mercado de trabalho e a plena inclusão dos formandos.
Os Técnicos das Áreas Sociais que integram a equipa do STFP desenvolvem a sua ação com os seguintes objetivos:
- Facultar, avaliar e orientar os candidatos para as ações formativas de acordo com as suas aptidões, interesses e motivações;
- Colaborar no processo de qualificação académica e profissional de jovens e adultos com necessidades especiais, mediante ações específicas e viáveis, em colaboração com entidades públicas e privadas na R.A.M;
- Proporcionar ajuda na resolução de problemas de índole social, com vista a promover o bem-estar e o sucesso no decurso das ações formativas;
- Cooperar com a Direção Regional de Qualificação Profissional, com o Instituto de Emprego da Madeira, IP RAM, bem como com o Clube de Emprego Inclusivo, na integração profissional de jovens e adultos com deficiências e incapacidades.
4. Gabinete de Informação Dirigido à Pessoa com Deficiência ou Sobredotação
O Gabinete de Informação Dirigido à Pessoa com Deficiência ou Sobredotação (GIDPDS) visa essencialmente:
- Informar acerca dos direitos da pessoa com necessidades especiais e encaminhar para as respostas comunitárias existentes na R.A.M;
- Informar sobre a legislação existente;
- Auxiliar as pessoas com necessidades especiais, fundamentalmente nas seguintes áreas: laboral, habitacional, segurança social, saúde, entre outras;
- Informar profissionais de diversas áreas e a comunidade em geral sobre equipamentos sociais e outras questões relacionadas com as necessidades especiais.
A equipa / onde estamos
A equipa é composta por licenciados nas áreas de Serviço Social, Segurança Social, Sociologia, Investigação Social Aplicada, Política Social e Educação social.
Fernanda Gonçalves |
Centro de Recursos Educativos Especializados da Ponta do Sol; Centro de Atividades Ocupacionais da Ponta do Sol |
Isabel Camacho |
Serviço Técnico de Educação Especial; Centros de Recursos Educativos Especializados de Santa Cruz e de Santana; Divisão de Apoio à Surdez e à Cegueira |
Joana Nunes |
Centros de Recursos Educativos Especializados de Câmara de Lobos e de São Vicente |
João Vasconcelos |
Centro de Recursos Educativos Especializados do Funchal |
Melita Teixeira |
Centro de Recursos Educativos Especializados do Funchal |
Paula Viveiros |
Centro de Recursos Educativos Especializados de Machico; Centro de Atividades Ocupacionais de Machico |
Paulo Silva |
Serviço Técnico de Formação Profissional |
Pedro Lucas |
Centro de Recursos Educativos Especializados do Funchal
|
Petra Bettencourt |
Serviço Técnico de Formação Profissional
|
Sérgio Teixeira |
Serviço Técnico de Formação Profissional |
Sónia Rodrigues |
Centro de Recursos Educativos Especializados da Ribeira Brava; Centro de Atividades Ocupacionais da Ribeira Brava |
Susana Jardim |
Centro de Recursos Educativos Especializados do Funchal |
Protocolos e Parcerias
São estabelecidos protocolos de cooperação com entidades públicas e privadas dos vários Concelhos da Região, nos seguintes âmbitos:
Contacto:
Isabel Camacho - Técnica Superior de Serviço Social
dar.dre@madeira-edu.pt