Pretendeu-se que o projeto CEM continuasse a constituir um apoio aos professores na medida em que se procurou promover uma reflexão sobre as principais diferenças existentes entre o programa homologado em 1991 para os 2.º e 3.º ciclos e o programa homologado em 2007. Neste sentido, as propostas de trabalho apresentadas, discutidas e implementadas, tiveram por base o programa em vigor e os diferentes percursos temáticos de aprendizagem, valorizando a articulação do conhecimento e dos conteúdos matemáticos e didáticos e dos materiais a utilizar. Foram privilegiadas metodologias de trabalho centradas no aluno e valorizadas interações entre os alunos (trabalho em pequeno grupo) e entre estes e o professor (discussão em grande grupo).
No ano letivo 2010/2011 o projeto contou com a participação de cerca de 60 professores, que lecionaram o 7º Ano, de 22 escolas da Madeira e Porto Santo.
No ano letivo seguinte, 2011/2012, deu-se continuidade ao projeto CEM para o 8º ano de escolaridade, seguindo os mesmos moldes preconizados no 7º ano, envolvendo cerca de 55 professores, de 25 escolas da Madeira e Porto Santo.
No ano letivo 2012/2013 o projeto CEM para o 9º ano desenvolveu-se com a mesma metodologia que os anos anteriores, envolvendo cerca de 60 professores, de 26 escolas da Madeira e Porto Santo. Nesse mesmo ano letivo, a pedido da Direção Regional da Educação, o Projeto CEM iniciou uma nova modalidade de formação no 3º Ciclo. Foi selecionado um docente de 7º e um docente de 8º ano de escolaridade, de cada uma das escolas da Madeira e Porto Santo, para frequentar a formação, na modalidade de Oficina de Formação, e replicá-la aos colegas de grupo nas suas escolas na modalidade de Projeto de Formação. Nesta modalidade estiveram envolvidos 53 professores (26 na formação de 7.º ano e 27 na formação de 8.º ano) de escolas da Madeira e Porto Santo.
Equipa de Formação:
Professora Doutora Elsa Fernandes (coordenadora)
Mestre Adelina Gouveia
Mestre Cristina Lopes
Mestre Sónia Abreu
Mestre Sónia Martins