O Centro de Maricultura da Calheta (CMC) iniciou no ano letivo 2012-2013 um protocolo de cooperação com a Escola Básica e Secundária da Calheta e com a Escola Básica 123/PE Professor Francisco Santana Barretoda (Fajã da Ovelha), em 2013-2014.
Ao nível do 8º ano de escolaridade, o CMC fornece material vivo - microalgas, e apoio técnico para a realização de experiências demonstrativas da importância do fotoperíodo no crescimento populacional destes organismos; concebe atividades para os alunos; realiza visitas guiadas e organiza palestras, com enquadramento nos curricula das disciplinas e com efeitos na avaliação dos alunos.
Os resultados obtidos revelaram-se excelentes e motivaram, quer o CMC, quer as escolas, a replicar estas ações nos restantes estabelecimentos de ensino.
Neste sentido, realizam-se o “Seminário - Investigação em Aquicultura, Ciência e Educação”, a 16 de maio, e o Open Day, no dia 19 de maio de 2014, com a finalidade de divulgar e fornecer formação aos docentes das escolas e, simultaneamente, comemorar o Dia Europeu do Mar. Ambas as acções estão integradas na Conferência de Bremen -2014 http://ec.europa.eu/maritimeaffairs/maritimeday/en/bremen-2014, e acreditadas como eventos oficiais reconhecidos pela Comissão Europeia.
A participação nesta formação permitirá que, no futuro, em cada escola, possa haver docentes habilitados a desenvolver atividades idênticas às dinamizadas atualmente nas escolas Básica e Secundária da Calheta e Escola Básica 123/PE Professor Francisco Santana Barreto.
Estas atividades formativas, que estão validadas pela Direção Regional de Educação para os grupos de recrutamento 230 e 520, constituem uma mais valia importante para o ensino da ciência na nossa região e contribuem, de forma inovadora, para o projeto da Secretaria Regional da Educação, de integração de conteúdos regionais no Currículo.
Os docentes interessados deverão consultar os programas em anexo.