A Direção Regional de Educação (DRE) tem vindo a dinamizar diversos projetos nos estabelecimentos de educação e ensino, com o objetivo de estimular a leitura junto dos alunos de todos os níveis de ensino, promovendo, também, a leitura inclusiva, através da utilização de tecnologias de apoio e conteúdos adaptados às necessidades especiais evidenciadas.
A Fundação Portugal Telecom (PT) tem vindo a apoiar projetos e iniciativas na área da Educação, nomeadamente através de programas destinados à inclusão escolar de alunos com necessidades educativas especiais. Para o efeito, tem disponibilizado software e equipamentos orientados para essa população, ao núcleo da Fundação PT, na área da “acessibilidade e comunicação”, que funciona desde 2012, na Divisão de Acessibilidades e Ajudas Técnicas da Direção de Serviços de Apoios Técnicos e Especializados.
Na Região Autónoma da Madeira, a Fundação PT apoia outros projetos da DRE, nomeadamente:
“Teleaula - Aprender sem Barreiras” destinado a alunos impossibilitados por motivo de saúde física ou psicológica de frequentar a escola.
“Eu aprendo com Tecnologias Adaptadas” destinado a alunos com perturbações do desenvolvimento e aprendizagem que utilizam equipamento informático e software adaptado às suas necessidades (ajudas técnicas/tecnologias de apoio) na sala de aula.
Enquanto centro de recursos TIC para alunos e outras pessoas com necessidades especiais, a Divisão de Acessibilidades e Ajudas Técnicas, da Direção de Serviços de Apoios Técnicos e Especializados, no âmbito do projeto “Todos Podem Ler”, assegura a produção de conteúdos adaptados na RAM (Braille, relevos, símbolos pictográficos, áudio e digital) para alunos com deficiências ou incapacidade e outras pessoas com necessidades especiais.
Na 1.ª fase deste projeto (Todos podem Ler) foram criados diversos conteúdos adaptados: O gato amarelo (versões: multimédia, Língua Gestual Portuguesa (LGP) e áudio), A aventura no Mar (Braille e relevo e negro ampliado) em colaboração com o Museu da Baleia, o DVD multimédia (LGP, áudio, símbolos pictográficos, Braille e relevo e atividades lúdico-didáticas) que acompanha o livro Ogima - O viajante do Espaço no planeta dos BMQ, editado pela Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Cascais (CERCICA) com o apoio da Associação dos Amigos de Pessoas com Necessidades Especiais da Madeira (AAPNEM), Uma Horta de Cores (adaptação “leitura fácil”), edição original da Direção de Serviços de Educação Artística e Multimédia (DSEAM), entre outros conteúdos em formatos acessíveis para museus, centros cívicos, hotelaria e outros serviços. Mais recentemente, numa vertente de divulgação da leitura inclusiva, foram criados diversos e-books, utilizando software gratuito e livre, a partir de histórias vencedoras do concurso de literatura infantojuvenil inclusiva que é promovido anualmente pela DRE.
Para disseminar este projeto aos estabelecimentos de ensino, o apoio da Fundação PT permitirá disponibilizar Tecnologias de Acessibilidade, nomeadamente tecnologias de apoio à leitura e à escrita às bibliotecas escolares da Madeira frequentadas por alunos com necessidades especiais, possibilitando o acesso em equidade a equipamentos, software e conteúdos digitais (p.e., LGP, leitura fácil, símbolos pictográficos, áudio e outras atividades lúdico didáticas).
A criação de espaços mais inclusivos nas bibliotecas escolares que possam disponibilizar tecnologias de apoio à leitura e à escrita é uma das formas de promover o desenvolvimento de competências leitoras e outras de promoção da aprendizagem de todos os alunos.
Assim, nesta 4.ª fase do projeto, estende-se à RAM, o apoio da Fundação PT, no que concerne a Tecnologias de Acessibilidade para promover a literacia nas bibliotecas escolares, tornando-as assim mais inclusivas.
Em colaboração, com a Divisão de Gestão de Projetos, foram selecionadas quatro das vinte escolas que se candidataram. Nesta etapa as bibliotecas escolares da EB1/PE do Ribeiro Domingos Dias, EB1/PE da Ribeira Brava, EB1/PE do Lombo da Guiné e EB1/PE da Visconde Cacongo serão equipadas com um computador portátil, 1 tablet e Soluções PT, nomeadamente, PT Grid 2, PT SPC, PT Focus 14, PT PC Eye Go, PT Magic Keyboard e PT Jaws. Este software adaptado torna os equipamentos informáticos acessíveis, ao facilitar a leitura e escrita autónoma (acesso à informação e conhecimento) de alunos cegos, surdos, com deficiência motora ou outros problemas motores, com dificuldades na leitura, dificuldades cognitivas, perturbação do espectro do autismo, entre outras necessidades especiais.
A DRE disponibilizará às bibliotecas um kit de livros inclusivos interativos e e-books - Leitura Inclusiva - criado pela Divisão de Acessibilidades e Ajudas Técnicas com a colaboração do Museu da Baleia da Madeira, da AAPNEM e da DSEAM. Este kit inclui versões adaptadas, de histórias originais, em áudio, Língua Gestual Portuguesa, Braille e relevo, negro ampliado, leitura fácil e/ou símbolos pictográficos, assim como atividades de consolidação dos temas dos livros.
Pretende-se progressivamente estender o projeto a mais estabelecimentos de ensino, quer através de divulgação dos kits, de ações de sensibilização e de formação, promovendo a criação de recursos em formatos acessíveis e a adaptação de tecnologias de apoio existentes.