A leitura é essencial para a construção individual de cada pessoa e para a sua afirmação na sociedade.
Ela é entendida como vetor fundamental no currículo da língua portuguesa em todos os níveis de ensino, pelo que deve iniciar-se o mais cedo possível: na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico.
Nas políticas de educação da Região Autónoma da Madeira, o apoio às escolas do 1.º ciclo do ensino básico constitui-se como uma prioridade. É nesta linha de prioridades que a Secretaria Regional de Educação decidiu apostar na aquisição de livros de autores que constam do Plano Nacional de Leitura e são recomendados para a educação literária dos nossos alunos.
Por outro lado, porque se aposta na divulgação da literatura madeirense, também aqui se fez um esforço na aquisição de obras para serem do conhecimento dos nossos alunos.
Os estudos atuais permitem-nos afirmar de forma perentória que a leitura é uma das melhores formas de promover o sucesso escolar e constitui-se também como um fator que promove a equidade nas democracias, enriquecendo e valorizando os alunos com menores possibilidades económicas e capital cultural. Possibilita-se, assim, à escola que promova justiça social e enriqueça a democracia, bem comum de todos.
A cerimónia de entrega de livros às bibliotecas das escolas do 1.º ciclo do ensino básico, no âmbito do apoio à educação literária, terá lugar no dia 27 de janeiro, às 11h00, na Escola Básica dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos com Pré-Escolar Bartolomeu Perestrelo.